Varsóvia não foi a primeira cidade polonesa que conhecemos, portanto já havia me apaixonado pela Polônia antes mesmo de conhecer a capital. Mas qual foi minha surpresa ao me deparar com essa linda e charmosa cidade polonesa que nos conquistou logo de cara?! Varsóvia, assim como outras cidades polonesas (veja sobre Poznań aqui), é charmosa, receptiva, bem cuidada, com belezas naturais, bonitas e diferentes construções, além de um ótimo cardápio. Sim, a comida polonesa é muito gostosa e acaba sendo um atrativo à parte. Como mencionado, são muitos os motivos para se conhecer a Polônia e aqui, neste texto, vou contar um pouco sobre sua linda e surpreendente capital: Varsóvia!
Varsóvia possui um centro antigo com construções fofas e ruas estreitas, assim como muitas das cidades europeias, mas também possui seus prédios altos e modernos, localizados na parte nova da cidade. Em Varsóvia há também muitas Igrejas, por ser um país católico. Ela oferece, ainda, parques que ficam ainda mais lindos cobertos de folhas em tons de amarelo e vermelho, no outono, além de avenidas largas e floridas, muito bem cuidadas, e que oferecem boas opções de compras e alimentação. Os preços são bons, tendo em vista a desvalorização da moeda polonesa, o Zloty, frente ao Euro, e Varsóvia ainda carrega a triste história e marcas da Segunda Guerra Mundial, uma vez que foi a capital mais destruída durante o conflito. Além de tudo isso, o povo polonês é acolhedor e simpático com o turista, fazendo com que todos se sintam bem à vontade. Pelo menos essa foi a sensação que tivemos, e é incrível pensar em como, mesmo com todo o sofrimento e destruição que a Polônia sofreu durante a Segunda Guerra Mundial, o país se reergueu, se modernizou, ganhou modernas estações de metrô e possui cidadãos que seguiram em frente mesmo carregando um passado de dor em sua história. Dá realmente gosto de ver e é algo que realmente chama a atenção de forma bem positiva.
O que fazer em Varsóvia? Vou listar abaixo algumas opções do que pode ser feito na capital polonesa.
- Andar pelas ruas Nowy Świat e Krakowskie Przedmieście (durante o dia e à noite)
Na verdade uma é continuação da outra. São avenidas largas, bem movimentadas de turistas e com boas opções de alimentação em charmosos restaurantes. É gostoso caminhar por elas com calma observando as construções e a movimentação dos moradores locais e dos turistas. Por lá é possível contemplar Igrejas, como por exemplo a belíssima Igreja de Santa Cruz, a Igreja católica romana dos Visitacionistas, a Igreja Carmelita e a impressionante Igreja de Santa Ana, bem ao lado da praça principal do centro antigo de Varsóvia. A Igreja de Santa Ana é, inclusive, um dos edifícios mais antigos da cidade.
Há ainda, nessas avenidas, o Palácio Czetwertyńskich-Uruskich, construído em meados do século XIX, e que hoje pertence à Universidade de Varsóvia, abrigando a Faculdade de Geografia e Estudos Regionais. O visitante pode conferir, ainda, no decorrer dessas avenidas, pequenos parques e estátuas de importantes escritores e romancistas poloneses, que foram muito importantes para a história da literatura do país, como é o caso do Boleław Prus e do Adam Mickiewicz, além do imponente Palácio Presidencial, onde funciona a residência oficial dos presidentes poloneses. Há, inclusive, em frente a esse palácio, esculturas de leões com marcas de balas de confrontos ocorridos na cidade durante a Segunda Guerra Mundial.
Já à noite essas ruas ganham uma iluminação bonita em seus prédios e o movimento de turistas também é bem intenso, devido aos inúmeros restaurantes e bares que se tornam ainda mais atrativos com o cair da noite. Vale a pena andar por ali e escolher um dos charmosos restaurantes para aproveitar uma boa comida polonesa. Veja dicas de restaurantes e comidas polonesas aqui.
- Centro antigo de Varsóvia
É no centro antigo de Varsóvia que se encontra a principal praça da cidade, principal ponto de encontro da capital e que é, inclusive, o principal ponto turístico também, servindo para divulgação do turismo na capital polonesa. Nela há sempre muita movimentação de turistas, vendedores de souvenirs, restaurantes e música local. Nela encontra-se a Coluna de Zygmunt, cuja estátua homenageia o rei Zygmunt III Waza, que transferiu a capital polonesa de Cracóvia para Varsóvia. Essa coluna foi erguida entre os anos de 1643 e 1644, o que a torna um dos monumentos mais antigos do norte da Europa.
Na principal praça do centro antigo há, ainda, o Castelo Real de Varsóvia (Zamek Królewski w Warszawie), belíssimo prédio que foi reconstruído, graças à ajuda internacional, após o regime comunista em 1984, uma vez que, na Segunda Guerra Mundial, foi completamente destruído pelos nazistas. Há a possibilidade de visitar o interior do palácio, que foi fielmente reproduzido após sua reconstrução retratando, inclusive, os detalhes da decoração de seus luxuosos aposentos. Para mais informações sobre horários de visita e preços, visite o site oficial clicando aqui.
Explorando a cidade antiga de Varsóvia encontramos todo aquele charme de ruas estreitas, construções antigas, praças, Igrejas e carruagens que remetem os turistas a outros tempos. Vale muito a pena andar com calma por essas ruazinhas observando os detalhes e respirando esse clima de fantasia que mexem com nosso imaginário, e que só as cidades europeias nos trazem.
Também bem no centro da cidade antiga de Varsóvia há a Praça do Mercado Velho (Rynek Starego Miasta), datada do século XIII, que também foi fielmente reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, uma vez que, na ocasião, foi bombardeada e completamente destruída. Por ali há casas, lojas e restaurantes, fazendo com que esteja também sempre movimentada de turistas. Po rli também passam carruagens que levam os turistas para conhecerem o centro antigo de uma forma mais retrô.
Ainda no Centro Antigo é possível visitar o Barbican de Varsóvia, que era um complexo da muralhas que cercavam e protegiam Varsóvia de invasões. Hoje resta apenas um semicírculo que divide a parte nova da parte antiga da cidade.
- Catedral Metropolitana de Santa Maria Madalena e Park Praski
Varsóvia possui muitas Igrejas com lindas arquiteturas, mas uma que não pode deixar de ser vista de perto é a Catedral Ortodoxa Metropolitana de Santa Maria Madalena. Ela foi inaugurada em 1869 para atender a uma crescente comunidade russa na região. Sua fachada em estilo renascimento russo é muito diferente e bonita, sendo bem diferente daquilo que estamos acostumados a ver, principalmente em países predominantemente católicos. Vale a pena dar uma conferida.
Bem próximo dali está o Park Praski, que é uma chance de curtir a natureza em meio à cidade de Varsóvia. Vale ainda mais a pena quando se está viajando no outono, pois o chão fica todo coberto de folhas e as folhas das árvores ganham tona de amarelo, vermelho e verde, simplesmente encantador. Dá para acompanhar também a rotina de moradores que se encontram ali para se exercitar, levar crianças para brincar ou simplesmente para aproveitar a paz que o parque oferece.
Bem em frente ao Park Praski está a Catedral de São Miguel Arcanjo e St. Florian, mais uma linda arquitetura em Varsóvia.
- Cidade nova de Varsóvia
Varsóvia tem também seu lado moderno com prédios altos, tecnológicos e empresariais. Eles ficam no centro da parte nova da cidade, em largas e movimentadas avenidas, e contrastam com as ruazinhas estreitas margeadas por casarios arcaicos da cidade antiga. Há também, nessa região, as lojas de grifes famosas como H&M e Zara para quem quer ir às compras. Uma das avenidas da parte nova da cidade, de onde se tem uma boa visão dos enormes e modernos prédios, é a Avenida Marszałkowska. Dela se tem uma ótima visão do Palácio da Cultura e Ciência, prédio alto e de maravilhosa arquitetura. Ele é o prédio mais alto da Polônia com 237 metros de altura, e é o sexto edifício mais alto da União Europeia. Na época comunista da história de Varsóvia, Stallin mandou construir este edifício como um presente do povo russo. E assim foi erguido esse lindo prédio em estilo arranha-céu, que já foi visto com maus olhos por ser uma herança da época comunista vivida pela Polônia, mas que hoje é aceito e se tornou um dos principais cartões postais de Varsóvia. É possível visitar um mirante que oferece uma vista completa da cidade. Para mais informações sobre horários e preços, acesse aqui.
Como se locomover em Varsóvia?
Conseguimos nos locomover muito tranquilamente por Varsóvia através das linhas de metrô e dos trams da cidade (metrôs de rua). Elas cobrem boa parte dos trajetos que interessam aos turistas, o que não justificaria o uso de táxis ou aplicativos, na minha opinião. Em alguns momentos foi necessário andar um pouco, o que não é sacrifício quando se trata de Varsóvia, cidade tão linda e bem cuidada. Os metrôs da cidade são modernos, confortáveis e possuem painéis nos vagões informando sobre as próximas estações. As estações também são bem bonitas e modernas, além de também serem bem informativas. Os metrôs de Varsóvia nos surpreendeu positivamente.
Como ir do aeroporto para o centro de Varsóvia?
Há uma linha de trem que liga o aeroporto ao centro de Varsóvia. Já no setor de desembarque do aeroporto há faixas com diferentes cores pelo chão indicando, cada uma delas, o caminho para o trem, para o táxi ou para o ônibus que fazem esse trajeto. O trem nos atendeu muito bem. É confortável, pontual e levou em torno de 40 minutos entre o aeroporto e a estação Centrum, no centro de Varsóvia. De lá é possível pegar outras linhas de metrô ou de tram em direção ao hotel em que se estiver hospedado.
Como estávamos viajando em um grupo de 5 pessoas, foi possível comprarmos um tíquete de fim de semana para o trem, que vale de sexta-feira a domingo e custou, em 2019, 40 Zloty (aproximadamente 9 euros). Com esse tíquete não há limite de viagens nesse intervalo de dias mencionado, e vale também para o metrô, para os trams e para os ônibus. Vale muito a pena.
Os tíquetes para pegar o trem podem ser adquiridos em máquinas disponibilizadas perto da saída para as plataformas. Inglês e polonês, alemão e russo são os idiomas disponíveis para a compra.
Dica especial
Uma dica de compras de cosméticos que recomendo muito é nas lojas Hebe. Para quem já conhece as lojas Rossmann e DM aqui da Alemanha, as lojas Hebe são bem parecidas mas com preços melhores, uma vez que a moeda polonesa é desvalorizada com relação ao Euro. Além disso, há produtos que só encontro na Polônia, como máscaras esfoliantes para pés e mãos. É um paraíso para quem gosta de cosméticos e produtos de beleza.
Dica de restaurantes em Varsóvia
Confira dicas de restaurante em Varsóvia clicando aqui.
Vídeo da Viagem
Fotos: Tiago Morais
Daisy Moura' disse:
Texto super explicativo. Mostrou como Varsóvia é bonita e moderna. Bem cuidada com vasos com flores naturais espalhados por suas ruas. Os restaurantes e bares bem movimentados. Um convite pra saborear a gastronomia Polonesa. Igualmente linda a parte nova da cidade com seus prédios e lojas modernos. Muito charmosa no outono! Ótimas e detalhadas dicas foram dadas.