Uma das atrações quando se fala em Polônia é a culinária polonesa. A comida é ótima e, ainda por cima, encontramos dois ótimos restaurantes em Varsóvia que merecem uma boa recomendação.
- Restaurante Zapiecek
Esse restaurante fica na rua Nowy Świat e possui um ambiente bem acolhedor e a comida é muito saborosa. Seus detalhes são cuidadosamente bem pensados para agradar o turista, seja pela louça delicada e boa apresentação dos pratos, seja pelas garçonetes com roupas típicas polonesas. Todas são muito simpáticas e o atendimento foi rápido e muito bom. O ambiente em si, como um tudo, é bem típico polonês, bem tradicional.
Aí vão três ótimas sugestões de pratos:
– Sopa Żurek
Trata-se de uma sopa rica em nutrientes, bem temperada e muito saborosa, levando complementos como pedaços de salsichas, um ovo cozido e batatas cozidas. É, particularmente, meu prato polonês preferido. Nesse restaurante ela é servida em uma cumbuca e vem acompanhada de pão integral.
– Pierogi
É um tipo de pastel. A massa é primeiro cozida e depois assada, normalmente na manteiga com cebolas. Esses “pasteizinhos” são tradicionalmente recheados com batata, chucrute, carne moída ou queijo. Uma delícia!
– Costela com chucrute
A carne estava macia e bem temperada e o chucrute é um bom acompanhante. O prato é servido em uma mini panela de pedra, fazendo com que ainda chegue borbulhando à mesa.
Aprovadíssimo o restaurante Zapiecek. Ótima recomendação para uma ótima refeição polonesa.
- GOŚCINIEC Polskie Pierogi
Esse outro restaurante fica na rua Krakowskie Przedmieście e também é muito gostoso. Fomos nele à noite e o clima é ótimo. O destaque desse restaurante foi para a bebida Sangría, servida em jarros, muito gostosa. O que fez valer a pena também a ida nesse restaurante foi tomar a sopa Żurek dentro de um pão. Conheci a sopa dessa forma, em Poznań, servida dentro de um pão, então foi ótimo toma-la assim novamente. Geralmente servem dessa forma mais para agradar os turistas, mas os poloneses em si acabam tomando-a em louças comuns mesmo. Como boa turista que sou, acho mesmo graça em tomar a sopa Żurek dentro do pão. Uma delícia!
Fotos: Tiago Morais