Destaque

Copenhague no verão

13 de novembro 2018

Chegou a vez de Copenhague aqui no Beira do Caminho, a tão famosa capital da Dinamarca que possui a população mais feliz do mundo! Quando soube desse título conquistado pelos dinamarqueses fiquei curiosa e veio daí, portanto, a vontade de conhecer um dos países nórdicos onde eu nunca havia estado antes.

A minha primeira impressão sobre Copenhague foi de uma organização impecável, começando pelo aeroporto muito bonito e bem sinalizado. É de lá que saem, inclusive, trens em direção ao centro da cidade, e o que me deixou encantada é que os trens não possuem maquinistas, são automáticos e muito silenciosos. No saguão do aeroporto é possível encontrar máquinas que vendem as passagens dos trens, e o visitante pode contar com a ajuda de funcionários que ficam por perto para auxiliarem na compra e também com demais informações.

Já pelas ruas podemos ver muitas bicicletas por todos os lados, o tempo todo. Há um eficiente transporte público na cidade, mas é das bicicletas mesmo que os dinamarqueses gostam. Em frente às estações de metrô são grandes os espaços para o estacionamento de bicicletas, sempre lotados. É impressionante, ficamos até nos perguntando como eles conseguem encontrar as próprias bicicletas no meio de tantas. Sendo a cidade plana, havendo faixas próprias para a devida segurança e circulação delas, as bicicletas são realmente a melhor opção para locomoção, principalmente no que se refere à saúde e para a diminuição de poluentes no meio ambiente.

Estacionamento de bicicletas em frente à estação de Nørreport.

O que fazer em Copenhague

Decidimos curtir Copenhague passeando por locais abertos, buscando conhecer os principais pontos turísticos e os detalhes “escondidos” pelos caminhos. Para isso andamos muito a pé, mesmo com o forte calor, para admirarmos e descobrirmos tudo com bastante calma. Seguem abaixo os locais da cidade que, na minha opinião, definitivamente merecem uma preferência na viagem à capital dinamarquesa:

• Castelo Rosenborg: Castelo muito bonito com a arquitetura tipicamente dinamarquesa. Fica bem próximo à Nørreport, que é uma das regiões mais movimentadas da cidade e onde possui uma estação de metrô com o mesmo nome. Já foi residência de verão dos reis da Dinamarca e hoje guarda um acervo de objetos raros, valiosos e pessoais da monarquia. Optamos por não fazer uma visita ao interior do castelo para andarmos mais pela cidade, mas é uma visita bem recomendada para quem tem mais tempo de estadia em Copenhague. Passeamos muito pelos seus exuberantes jardins, sentamos por um tempo nos gramados e reparamos que muitos dinamarqueses também aproveitam o belo jardim levando filhos e cachorros, e também para fazerem pique-nique. É uma ótima forma de curtir um dia bonito de verão na cidade.
Vista do Castelo Rosenborg já no interior de seus jardins.

Castelo Rosenborg visto de seus jardins.

Pelos jardins do Castelo Rosenborg.

Vale a pena sentar um pouco nos jardins do Castelo Rosenborg. Vimos muitos moradores locais fazendo isso.

Detalhes do entorno do Castelo Rosenborg.
  • Pequena Sereia: Muitos que ainda não a conhecem pessoalmente pensam que é uma estátua grande devido aos ângulos das fotos. Mas a famosa estátua da Pequena Sereia, um dos mais populares cartões postais de Copenhague, é pequena e não tem nada de monumental. Mas, ainda assim, é bem disputada para fotos e para uma contemplação mais de perto. Mas, sendo bem sincera, não é difícil conseguir uma foto só com ela sem mais ninguém aparecendo nos cantos. E olha que fomos no auge do verão, com muita gente circulando e o turismo em alta. Tinha lido em vários lugares que é recomendável acordar muito cedo e ir lá na estátua para conseguir uma foto com ela, mas a minha experiência foi de que dá para ir em qualquer horário, descer para perto dela e ter um pouco de paciência. Deixe alguém já com a câmera a postos e, assim que der, tire a foto. Conseguimos isso de forma bem rápida e a foto ficou ótima. A estátua é importante para a cidade pois representa a personagem de um dos contos infantis de Hans Christian Andersen, um famoso escritor e poeta dinamarquês. Adorei o local onde ela fica, passei um tempo contemplando-a em contraste com a água e o céu bem azuis.
A famosa estátua da Pequena Sereia.

Minha foto com a Pequena Sereia. Só nós duas e praticamente nenhuma dificuldade para isso. Detalhe que tinha muita gente no entorno.

Panorama da região onde fica a estátua da Pequena Sereia.

• Porto de cruzeiros de Copenhague: Não é exatamente um ponto turístico, mas adoramos dar uma volta pelo porto onde atracam os navios de cruzeiros que chegam a Copenhague. Pode-se chegar bem próximo aos navios e observar turistas de vários países desembarcando para conhecer a cidade. Do lado oposto ao cais há lojas de vários itens como roupas, acessórios e souvenirs. Adoramos o clima costeiro e a vibe de turismo que tem por ali. Recomendamos uma voltinha por essa região que fica bem próxima à estátua da Pequena Sereia.
Desembarque de Cruzeiros. À esquerda do cais possuem lojas variadas.

Região costeira próxima ao Porto de Cruzeiros.
  • Nyhavn: Essa é, sem dúvidas, a parte de Copenhague de que mais gostamos. Estou falando daquela região que aparece em todas as fotos de divulgação de Copenhague (inclusive aqui no Beira do Caminho), em agências de turismo e nos catálogos. Nyhavn é onde ficam aquelas casinhas coloridas na beira de um canal. Mas ali tem muito mais do que as casinhas, tem um clima delicioso que me fez simplesmente querer sentar na beira da água, fechar os olhos e sentir tudo aquilo. É uma energia inexplicável. Fomos lá no fim da tarde, depois do dia todo passeando e pudemos acompanhar o pôr-do-sol enquanto escolhíamos em qual restaurante iríamos nos sentar. Aquelas casinhas coloridas são restaurantes com todas as opções de cardápio imagináveis. Uma delícia! Recomendo muito ir nessa hora do dia, e imagino que no verão é quando o clima fica mais agradável mesmo, pois no inverno o frio deve ser intenso. Nyhavn é simplesmente o único motivo pelo qual eu indicaria ir a Copenhague no verão. Imperdível e inesquecível!
Nyhavn, cartão postal de Copenhague.

Apaixonada por Nyhavn!

Nyhavn com um pôr-do-sol lindo!

Panorama de Nyhavn.

Um dos restaurantes em Nyhavn.

• Rua de Compras: Próximo ao Parque Tivoli, famoso parque de diversões de Copenhague, tem a praça da prefeitura da cidade e, logo em frente, tem uma rua com muitas lojinhas e algumas opções de alimentação. Quando chegamos algumas já haviam fechado, mas durante o dia parece haver muitas opções para compras de souvenirs. Foi lá que compramos os nossos. Isso sem contar que a praça da prefeitura é bonita e o prédio dela em si também.
Rua próxima ao parque Tivoli e à prefeitura de Copenhague.

Prefeitura de Copenhague.

Redondezas da prefeitura.

A praça da prefeitura fica linda à noite com a iluminação dos prédios no entorno.

Panorama da praça da prefeitura. O parque Tivoli está à direita.

Rua com lojas de souvenirs próximo à praça da prefeitura.
  • Parque Tivoli: Não chegamos a visitar o parque, que é um dos mais antigos em funcionamento no mundo, mas possui ótimas recomendações de quem já visitou. Um amigo me disse que vale a pena, mas como não ficaríamos muitos dias na cidade, além de eu não ser muito fã de brinquedos de parque de diversões, optamos por dar preferência de visita para esses locais descritos aqui nesse texto. No dia seguinte já iríamos para outra cidade na Dinamarca, mas para quem vai passar mais tempo em Copenhague, e para quem curte parque de diversões, é uma boa opção de passeio conhecer o Tivoli.
Entrada do parque Tivoli logo ao lado da Prefeitura.

• Mercado TorvehallerneKBH: Para quem curte culinária esse mercado é uma boa pedida. Fica bem ao lado da estação de metrô de Nørreport e possui uma variedade grande de iguarias locais, além de artesanatos. Fica cheio de turistas e moradores comprando , degustando e confraternizando. Lá também vende o Smørrebrød, sanduíche de salmão de águas nórdicas. Muito gostoso!

Melhor época para viajar à Copenhague

Fomos à Dinamarca no mês de Julho. Havia lido em mais de um lugar que era a época ideal para conhecer os países nórdicos, já que, em outras épocas do ano, costuma ser muito frio. Imaginei, assim, que não estaria tão quente. Mas me enganei. Estava muito quente, daquelas sensações térmicas de incomodar na hora de andar na rua. Então para quem não gosta de muito calor e tem mal estar com elevadas sensações térmicas, recomendo outras épocas do ano, como a primavera. No inverno também deve ser difícil se locomover pela cidade, mas por causa do intenso frio que costuma fazer em terras nórdicas. Recomendaria ir no verão só por causa do clima ótimo que fica na região de Nyhavn. Além de anoitecer mais tarde, é intensa a movimentação de turistas, alguns músicos alegram o ambiente em frente aos restaurantes e fica ótimo sentar-se nas mesas na rua, fora dos estabelecimentos. Só Nyhavn me faria voltar em Copenhague no verão, no mais iria em uma época mais fria.

Caso optem pelo verão para visitar a capital dinamarquesa, não se esqueçam de levar um chapéu ou boné e abusarem de protetores solares, tanto para o rosto quanto para o corpo. Eu passei somente no rosto e fiquei com os ombros bem vermelhos no fim do dia. É importante também andar com uma garrafa de água, hidratação é muito importante para conseguir andar no calor o dia todo.

Dica importante

Recebi essa dica de um amigo e gostaria de compartilhar. Não deixem de provar o famoso Smørrebrød, o sanduíche de salmão de águas nórdicas. É realmente um salmão diferenciado e muito saboroso. Vale à pena provar. No mercado TorvehallerneKBH, próximo à estação de Nørreport, vende.

Crônica sobre Copenhagen

Confira a crônica sobre a viagem a Copenhague aqui.

Vídeo da viagem

Espero que tenham gostado das dicas sobre Copenhague. Quem tiver mais alguma dica que eu não tenha mencionado, coloque aqui nos comentários para ajudarmos outras pessoas que ainda irão visitá-la. Me digam também o que acharam da cidade.

Um comentário em “Copenhague no verão

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>