Sou o tipo de pessoa que ama viajar de avião, mas desde que conheci o trem de alta velocidade alemão, o ICE, passei a preferi-lo. O principal ponto positivo, a meu ver, é o conforto proporcionado pelo assento e pelo maior espaço para as pernas, principalmente disponíveis na primeira classe.

 

Parte da frente do ICE, já à espera dos passageiros na estação central de Berlim, a Hauptbahnhof. Esse vagão é da segunda classe, e silencioso.

 

O ICE é bem comprido, tem quase 400m de comprimento.

Além disso, viajar de ICE, assim como em outros trens mundo afora, traz o comodismo de poder levar a bagagem sem restrições de peso e de quantidade, como em um voo. Há locais nos vagões, inclusive, destinados a acomodar as malas dos passageiros. Para viajar, basta comparecer à estação de trem correspondente ao bilhete comprado, sem a necessidade de tempo prévio e de passagem pelo raio x para inspeção.

Uma dica ao comprar passagens pelo site da Deutsche Bahn é prestar atenção ao vagão para o qual se esta adquirindo as passagens. Isso porque, além da questão das classes (primeira e segunda), há ainda vagões que são silenciosos, e isso é levado bastante a sério aqui na Alemanha. Portanto, se alguém comprou passagens para o vagão silencioso, não poderá conversar em voz alta, falar ao telefone e nem nada que perturbe o sossego dos outros passageiros que optaram estar ali justamente por esse motivo.

Em cada ICE há também um vagão-restaurante, constando inclusive mesas. Os passageiros podem fazer desde pequenos lanches até refeições mais completas. Na primeira classe circulam garçons prontos para providenciarem os pedidos dos passageiros, que podem escolher a refeição desejada em um cardápio já disponível próximo aos assentos. O pagamento pode ser feito também com o próprio garçom, poupando o trajeto até o vagão-restaurante.

Há no ICE, ainda, WiFi grátis pra seus passageiros e tomada junto aos assentos.

Achei os banheiros bem limpos, organizados e até mesmo decorados com flores, especialmente os da primeira classe. Há banheiros maiores com acessibilidade para cadeirantes e também trocadores.

Para acompanhar a viagem, há telas bem distribuídas informando o trajeto que está sendo feito, assim como os nomes das cidades e a velocidade média do trem. Fora dos perímetros urbanos, o ICE pode ultrapassar os 300km/h.

 

Tela no ICE informando o destino, a hora de saída, as próximas estações (Ele para rapidamente em algumas pelo caminho) e a hora.

 

Tela no ICE constando o trajeto percorrido em tempo real, assim como a hora e a velocidade. Nesse momento da foto, ele estava a 179km/h.

No fim da viagem, um(a) funcionário(a) passa distribuindo uma lembrancinha de agradecimento, que pode ser um biscoitinho ou um chocolate.

 

Mimo distribuído aos passageiros ao fim da viagem. “Lieblingsgast” significa “Passageiro favorito”, em alemão.

Viajar de avião pode ser mais cômodo pela rapidez com que chega ao destino, mas viajar de trem de alta velocidade traz inúmeros benefícios, como conforto, praticidade, além de belas paisagens pelo trajeto. Recomendo muito viajar de ICE.

Para mais informações, veja o vídeo abaixo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>