Pessoal, gostaria de agradecer àqueles que me dão força e ânimo para escrever aqui! Acabo de completar 10 seguidores aqui no Blog, e 83 no Twitter (@Beiradocaminho_)! Obrigada mesmo pelo carinho e comentários que também recebo aqui! Vou continuar trazendo o melhor de cada pedacinho desse mundo para vocês! 😉
Bom, novidade! Acabo de me tornar nova colaboradora do site Sair do Brasil (www.sairdobrasil.com). Bom demais, né! Vocês podem conferir meus textos aqui e agora lá também! Segue então o primeiro deles, o qual o assunto é um encanto: Natal!
Natal na Alemanha
Já está chegando o fim de Novembro, e aí já começamos a relaxar, pois o ano está chegando ao fim. Acho tão gostoso ver a cidade enfeitando-se de Natal, com lojas, shoppings, casas e prédios ficando mais bonitos, enfeitados e iluminados, todos carregando aquela áurea mágica que só a comemoração do nascimento de Jesus traz.
Bom, Natal no Brasil já é uma delícia, agora imaginem o Natal da Alemanha, que tem fama de ser o lugar que mais comemoram essa época no mundo? São luzes iluminando cada rua da cidade, enfeites espalhados, os tradicionais biscoitos caseiros de canela, as feiras encantadoras presentes em todo o país e, não poderia faltar, um toque muito especial que deixa a época ainda mais charmosa: a neve! Quem não está acostumado a ver enfeites cobertos de “neve” e tapetes de algodão para dar um clima ainda mais natalino? Pois é, lá é de verdade!
As cidades alemãs são especialmente iluminadas para dar um clima aconchegante em cada canto, além de parecerem mais aquecidas, uma vez que o fim de ano europeu é sempre acompanhado de um inverno bem rigoroso. É uma forma, portanto, de tentar enganar esse frio. O Natal em si é muito especial para os alemães. É época de reflexão, de colocar as coisas em ordem, arrumar e limpar a casa, além de muita alegria e tradições. Há várias peculiaridades que deixam o fim de ano deles encantador para todo o mundo. Tem as famosas Feiras de Natal (Weihnachtsmärkte), que costumam funcionar em praticamente todo o mês de Dezembro, e nelas encontram-se enfeites natalinos de todos os tipos, além de tocar músicas típicas. As preferidas são as das cidades de Dresden e Nurembergue. Há também a celebração do Advento, que começa sempre 4 semanas antes do Natal. A palavra Advento significa chegada, e para essa celebração, são feitas coroas ou guirlandas, contendo 4 velas. A cada domingo do Advento, uma vela é acesa. Então, quando chega o Natal, a bela guirlanda já se encontra toda acesa e reluzente . Sua forma circular simboliza a união das famílias. Além da guirlanda, encontra-se à venda também o Calendário do Advento, que possui 24 janelinhas numeradas. A cada dia que se passa, as crianças abrem uma janelinha e encontram um presentinho. É uma forma de incentivá-las a esperar pelo Natal.
No que diz respeito à culinária alemã no Natal, na noite da ceia são preparados gansos recheados, o que é uma tradição. Donas de casa e famílias com seus filhos costumam passar umas horas na cozinha, preparando biscoitos caseiros, em especial de canela e amêndoas. É por isso que nessa época as cidades alemãs ficam com cheiro de canela pairando no ar. Simplesmente delicioso! E se aqui é Papai Noel, lá é São Nicolau, um bispo que ficou conhecido por sua bondade com crianças. Ao contrário de roupa vermelha e barrigudinho, o São Nicolau é alto, esbelto e usa uma batina branca. Na véspera de Natal, dia 24 de Dezembro, as famílias possuem o costume de ir à missa, antes da ceia e da troca de presentes. Não é à toa que as igrejas ficam sempre cheias no dia.
É ou não é encantador o Natal na Alemanha? É sempre um encanto em qualquer lugar do mundo, mas não deixem de viver essa experiência mágica!
Volto em breve com mais textos! 😉
^^
Daisy Moura disse:
Muito legal saber sobre as curiosidades sobre esta data taõ linda que é o natal, especialmente em um país que não o nosso. O país deve ficar muito lindo enfeitado. parece que eles capricham muito .Adorei as guirlandas com as velas representando o advento.Delícia a cidade cheirando a canela , famílias indo à missa antes da ceia e a troca de presentes. Amei!