Como é gostoso visitar uma cidade medieval, e não foi diferente com Berna, a linda capital da Suíça, que teve seu centro histórico todo preservado. Tanto que entrou, merecidamente, para a lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO. A arquitetura é muito bonita, fazendo moldura paras as ruas compostas pelos trilhos por onde passam os trams. Esses disputam espaço com os turistas, que se espremem buscando o melhor ângulo para registrar tanta beleza harmoniosa. É no meio da rua, também, que se encontram as inúmeras fontes centenárias espalhadas pela cidade. Essas fontes, além de possuírem lindos detalhes esculpidos, oferecem água potável, o que é ótimo para reabastecer garrafinhas de água e garantir hidratação ao longo de todo o passeio. E falando em água, é impressionante a cor da água do rio Aar, que corta a cidade, fiquei encantada. Essas águas são consequência do derretimento das geleiras dos Alpes suíços, o que faz de tudo ainda mais especial.

 

Uma das lindas ruas do centro histórico de Berna.

 

Rua Marktgasse e seus trilhos de tram.

 

Tram passando por uma das ruas do centro histórico de Berna.

 

Uma das inúmeras fontes espalhadas pela cidade.

 

Detalhes impressionantes de uma das fontes.

 

Detalhe do topo de outra fonte.

 

Outra atração especial de Berna são os 6km de arcadas que a cidade oferece. Essas arcadas, ou “Lauben”, como se referem os moradores locais, são os mais longos calçadões de compras cobertos da Europa. Localizam-se dos dois lados das ruas e oferecem uma variedade incrível de lojas, restaurantes e supermercados. Esses calçadões cobertos permitem que moradores e turistas façam suas compras sem se preocuparem com a condição climática do dia. É bem interessante.

 

Uma parte das arcadas com suas lojas.

 

As ruas de Berna e suas arcadas. Ótima estrutura para compras.

 

Achamos interessante também a quantidade de bandeiras da Suíça e do cantão que são penduradas pelas ruas. Nunca tínhamos visto isso em nenhum outro lugar. Os suíços são muito patriotas e a quantidade de bandeiras acabou ajudando a enfeitar as ruas, na nossa opinião.

 

Muitas bandeiras penduradas pelas ruas na Suíça.

 

Algo de que gosto e que é muito presente em Berna é a quantidade de detalhes pelas ruas. Tudo que se olha é rico em detalhes, parece que bem planejado e pensado. Isso inclui a arquitetura, as fontes, esculturas, sacadas dos prédios, fontes, torres, parques e as ruazinhas do centro histórico em si. Parece que estamos andando numa cidade de um desenho animado. É muito gostoso andar observando tudo isso.

 

Uma das ruazinhas fofas e cheias de detalhes de Berna. Essa é a vista do alto da escada da prefeitura.

 

Detalhes que deixam ainda mais lindas as ruas de Berna.

 

Detalhe de uma das fontes da cidade, com a torre Zytglogge ao fundo.

 

Lindos detalhes na entrada da Catedral de Berna (Berner Münster).

 

Detalhes do relógio planetário presente na torre Zytglogge.

 

Vejam que diferente o teto desse prédio, cheio de janelinhas.

 

Tram vermelhinho contrastando com os prédios monocromáticos do centro histórico de Berna.

 

Jarros de flores presentes em cada janela deste prédio logo ao lado da prefeitura da cidade.

 

Abaixo vou listar alguns pontos da cidade que visitamos e que achamos que vale a pena dar uma conferida:

 

  • Marktgasse e Kramgasse

Essas ruas são duas das principais do centro histórico de Berna. Possuem as arcadas com inúmeras opções de comércio e restaurantes, as lindas e detalhadas fontes centenárias, os trams que passam a todo momento e as torres que, antigamente, serviam como portais. Vale a pena dar uma circulada por essas ruas, entrando nas ruazinhas perpendiculares e retornando, em seguida, para elas. Tudo sem pressa, com calma, só curtindo essa preciosidade que Berna oferece.

 

Rua Kramgasse no centro histórico de Berna.

 

Rua Marktgasse no centro histórico de Berna.

 

  • Apartamento onde Albert Einstein morou

Albert Einstein era alemão mas acabou morando por muitos anos em Berna, tendo chegado em 1902. Inclusive, foi na capital suíça que ele desenvolveu sua teoria da relatividade. Há a opção de visitar seu apartamento, que segue decorado com móveis da época em que ele viveu ali, além de conter informações da vida e do trabalho do físico. Todas as informações sobre a visita você pode encontrar aqui.

 

Rua onde se encontra a casa onde Albert Einstein morou, em Berna. Ela está sinalizada com escritos em vermelhos na fachada, à esquerda.

 

Turistas se aglomeram em frente à casa onde Albert Einstein morou, em Berna.

 

  • Museu histórico de Berna e Museu Einstein

Os dois funcionam no mesmo lugar. Além de apresentar peças que retratam a cultura do país, possui uma seção inteira só sobre Albert Einstein. O prédio onde funcionam os museus é bem bonito. Para mais informações sobre onde ele fica localizado, horário de abertura, preços dos tíquetes e outros, veja aqui.

 

Fachada do Museu Histórico de Berna e do Museu Einstein, que funcionam no mesmo lugar.

 

  • Catedral de Berna (Berner Münster)

Linda catedral em estilo gótico, a mais alta da Suíça, e realmente é possível ver de longe sua torre marcante. Em 1983 foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. O que mais nos chamou a atenção, além de sua torre, foi a riqueza de detalhes das esculturas em sua entrada. É realmente impressionante e vale a pena observar por um tempo. Todas as informações sobre a Catedral de Berna você encontra aqui.

 

Riqueza de detalhes ne entrada da Catedral de Berna.

 

Detalhes incríveis da entrada da Catedral de Berna.

 

Catedral de Berna (Berner Münster).

 

Torre da Catedral de Berna se destacando na paisagem.

 

  • Münsterplattform

É um jardim que fica atrás da Catedral de Berna, encontramos quando seguimos pela sua lateral. Além de um agradável jardim com bancos em meio à natureza, esse local oferece uma bela vista do rio Aar com seu lindo tom de verde, além da ponte Kirchenfeldbrücke. Achamos muito gostoso ficar ali por um momento apreciando a vista enquanto ouvíamos o barulho das águas do rio.

 

Münsterplattform, logo atrás da Catedral de Berna.

 

Münsterplattform com sua vista para o rio Aar e a Kirchenfeldbrücke.

 

Kirchenfeldbrücke vista da Münsterplattform.

 

Vista da Münsterplattform.

 

  • Prefeitura de Berna

Fica no fim de uma das ruazinhas charmosas do centro histórico de Berna, a Kreuzgasse. Além de possuir uma bela arquitetura, do alto de suas escadas tem uma vista bonita e que rende boas fotos. Logo ao lado dela fica a Igreja Católica de São Pedro e Paulo, também muito bonita.

 

Vista do alto das escadas da Prefeitura de Berna.

 

Prefeitura de Berna.

 

Igreja de São Pedro e Paulo bem ao lado da Prefeitura de Berna.

 

  • Torre medieval Zytglogge

É um dos pontos turísticos mais conhecidos de Berna. Seu nome quer dizer, no dialeto suíço-alemão, “relógio do tempo”. A torre e o sino, que fica no seu topo, são datados do ano de 1405. A cada hora o relógio bate, como tem feito desde que ali foi instalado, fazendo turistas se aglomerarem em frente para acompanhar. A torre é muito bonita e ajuda a enfeitar as já belas ruas medievais de Berna.

 

Torre Zytglogge enfeitando as ruas medievais de Berna.

 

Torre Zytglogge.

 

  • Parlamento Federal da Suíça (Bundeshaus)

É a sede do Governo na Suíça. A Bundesplatz, praça bem em frente ao prédio do Parlamento, costuma oferecer opções de entretenimento para turistas e habitantes em várias épocas do ano. No verão, por exemplo, há espetáculos de luzes junto às fontes. Já no inverno é montada pista de gelo para patinação. Atrás do prédio há o chamado terraço federal, de onde se tem uma bela vista da cidade de Berna e do rio Aar. O Parlamento oferece a opção de visita guiada em seu interior nos idiomas alemão, francês, italiano e inglês. Há dias específicos para a visita em cada um desses idiomas serem feitos. Esse tour guiado é gratuito, dura no máximo 1 hora e tem lugar para até 50 pessoas por vez. Para mais informações, bem como para a reserva de lugares para o tour, acesse o site aqui.

 

Parlamento Federal Suíço.

 

Parlamento Federal Suíço e a Bundesplatz, o pátio em frente que oferece, ao público, diferentes atividades ao longo do ano.

 

  • Parque Kleine Schanze

Fica localizado no centro da cidade e bem próximo ao Parlamento Federal Suíço. Moradores e turistas procuram o parque para caminharem por suas trilhas, sentarem pelos inúmeros bancos para descansar e curtir a natureza, para confraternização e para levarem crianças e animais de estimação. No parque há um café que leva o mesmo nome e que oferece mais um agradável local para confraternização. Em dias mais claros, é possível avistar no horizonte os Alpes suíços nevados. Recomendo uma visita ao parque. Para mais informações, acesse aqui.

 

Do parque Kleine Schanze, em dias claros, é possível avistar os Alpes suíços nevados no horizonte.

 

Café Kleine Schanze, que leva o mesmo nome do parque.

 

  • Mirante

Caminhando pelas ruas de Berna, encontramos sem querer um mirante com uma vista muito bonita do rio Aar. Fica no encontro das ruas Münzgraben e Münzrain, logo atrás do hotel Bellevue Palace Bern. Vale a pena colocar no Google e dar uma passada lá para aproveitar a vista e tirar belas fotos.

 

Bela vista do mirante.

 

É possível tirar belas fotos deste pequeno mirante.

 

Esses são os principais pontos, na nossa opinião, a serem visitados em Berna. Adoramos a cidade e ficamos admirados em ver como ela foi preservada, já que é medieval. Esqueça do tempo, da internet, e se perca por suas lindas e charmosas ruazinhas, contemple todos os seus ricos detalhes e saia encantado(a) por Berna, como foi o nosso caso.

 

Lindas ruazinhas do centro histórico de Berna.

 

Fim de tarde em Berna.

 

Encantada por Berna.

 

Fotos: Tiago Morais (Instagram)

 

Vídeo da Viagem

 

2 comentários em “Berna, a linda capital da Suíça

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>