No início de novembro de 2019 voltamos em Praga depois de 8 anos em que estivemos pela primeira vez na cidade. As charmosas ruas, a linda arquitetura e o romântico ar outonal da cidade continuavam os mesmos, mas algumas diferenças de 8 anos atrás nos impressionaram.

Para começar, encontramos a cidade muito mais cheia do que em 2011. Muito mais turistas pelas ruas, bem maior a dificuldade em tirar fotos, em entrar nas lojas e em encontrar mesas disponíveis nos restaurantes. Com o passar dos anos, Praga se tornou mais famosa e atrai cada vez mais turistas do mundo todo. Quando a conhecemos, também no outono em 2011, nem fazíamos ideia de como era a cidade antes de chegarmos lá. Optamos por conhecê-la, inclusive, justamente por isso. Queríamos descobrir algo diferente, que nem imaginávamos como seria. E assim foi. Hoje em dia, 8 anos depois, vemos as fotos dos pontos turísticos de Praga estampados em revistas, sites e anúncios de agências de turismo. Praga é muito mais divulgada e se tornou uma das principais capitais da Europa para se visitar.

 

Muito mais turistas circulando pelas ruas de Praga.

 

Fila para entrar no Castelo de Praga. Em 2011 entramos direto, já em 2019, além da fila, era necessário passar por um detector de metais.

 

Ponte Carlos, um dos mais famosos ponto turísticos de Praga e a intensa movimentação de turistas.

 

Com essa fama crescente de Praga e a quantidade cada vez maior de turistas que a visitam, houve o consequente aumento dos preços. Hotéis, restaurantes e até souvenirs encareceram bastante nesse meio tempo, entre 2011 e 2019. Mas, no fim das contas, esses fatores não são um empecilho para quem deseja conhecer a capital da Chéquia. É uma cidade lindíssima e cheia dos detalhes em cada esquina.

Abaixo colocarei fotos de Praga e seus detalhes, além dos pontos turísticos que são indispensáveis na hora de conhecê-la.

 

Praga é extremamente fotogênica. O Castelo no alto do morro dá um charme especial.

 

É uma delícia passear pelas margens do rio Moldava, contemplando as inúmeras pontes que o cruzam e a linda arquitetura da cidade.

 

Praga, o rio Moldava e suas pontes ligando uma margem à outra.

 

Detalhes de Praga. Um charme a vista para o Castelo.

 

Entardecer em Praga.

 

Bela arquitetura de Praga.

 

Detalhes da belíssima arquitetura de Praga.

 

Castelo de Praga.

 

Detalhes da bela arquitetura de Praga. Vale à pena caminhar com calma por suas ruas apreciando cada um deles.

 

Turistas caminhando tranquilamente pela orla do rio Moldávia.

 

Ruazinhas de Praga.

 

Praga emoldurada pela natureza.

 

Bela arquitetura de Praga ao anoitecer.

 

  • Letna Park
Praga vista do alto do Letna Park.

 

Uma ótima opção para ver Praga do alto é se dirigir ao Letna Park. Além de ser lindo no outono, ainda conta com um mirante para a cidade, além de um restaurante. Nas duas vezes em que visitamos Praga, fomos até o parque para acompanhar o pôr-do-sol lá de cima, Recomendamos muito!

 

Letna Park no outono.

 

Letna Park.

 

Pode-se chegar no parque passando pela Ponte Čechův most e subindo a rampa que fica ao fim dela.

 

Ponte Čechův most.

 

Panorama da vista da Ponte Čechův most.

 

  • Santuário do Menino Jesus de Praga
Santuário do Menino Jesus de Praga.

 

Para quem gosta de turismo religioso, essa Igreja não pode faltar no roteiro. É o Santuário do Menino Jesus de Praga. Ele fica numa rua escondida na parte antiga da cidade, fora da rota do turismo comum. Vale à pena conhecê-la e fazer uma medalha para levar como souvenir da viagem. O endereço dela é Rua Karmelitská, número 9.

 

  • Igreja de St. Gallen
Igreja de St. Gallen.

 

Outra Igreja linda para ver é a Igreja de St. Gallen. Em frente a ela fica uma feirinha com várias opções de souvenirs.

 

  • Museu Nacional de Praga
Museu Nacional de Praga iluminado à noite.

 

Além da linda arquitetura, o Museu Nacional de Praga fica no fim da avenida Václavské nám, que possui inúmeras opções de lojas e restaurantes.

 

  • Relógio Astronômico de Praga e Igreja da Mãe de Deus frente à Týn.
Relógio Astronômico de Praga.

 

Arrisco dizer que é o mais famoso ponto turístico da cidade. Ele é também o relógio medieval mais famoso do mundo. Seu criador foi o relojoeiro Hanau, e diz a lenda que, para que ele não repetisse sua obra, o deixaram cego. Assim, sua obra seria única. Localizada na Praça Velha, sua vista se completa com a linda Igreja da Mãe de Deus frente à Týn, vista ao fundo. É realmente um belo cartão postal digno de uma visita bem cuidadosa.

A Igreja da Mãe de Deus frente à Týn é uma Igreja católica romana, pertencente ao Patrimônio Mundial da Unesco desde 1992. Sem dúvidas, suas belas torres dão um especial charme romântico à cidade.

 

Relógio Astronômico de Praga, à esquerda, e, ao fundo, a Igreja da Mãe de Deus frente à Týn. Ambas localizadas na Praça Velha.

 

Igreja da Mãe de Deus, frente à Týn, localizada na Praça Velha.

 

Detalhes das lindas torres da Igreja da Mãe de Deus frente à Týn, iluminadas à noite.

 

Igreja da Mãe de Deus frente à Týn, à noite.

 

  • Casa Dançante
Casa Dançante

 

Outro famoso ponto turístico de Praga é a Casa Dançante, um prédio de escritórios localizado no centro da vidade. Sua arquitetura lembra duas pessoas dançando, no caso Fred Astaire e Ginger Rogers, dois dançarinos homenageados com a construção do edifício, em 1996.

 

Casa Dançante de outro ângulo.

 

  • Castelo de Praga e Ponte Carlos (Karlův most)
Castelo de Praga e Ponte Carlos (Karlův most)

 

Geralmente as mais belas fotos de Praga enquadram esses dois lindos pontos turísticos: o Castelo de Praga e a Ponte Carlos. A Karlův most, ou Ponte Carlos, é a ponte mais antiga de Praga, e a segunda ponte mais antiga existente na Chéquia. Tem mais de 500 metros de comprimento e 10 de largura e atualmente é de uso exclusivo de pedestres. E são muitos os pedestres e turistas que se acumulam ao longo dela, apreciando as 30 estátuas (são réplicas, as originais estão no Museu Nacional de Praga) que a compões, em ambos os lados, além de apreciar o trabalho de artistas que expõem suas obras ou tocam suas músicas. Passear por ela é realmente especial.

 

Uma das 30 estátuas presentes ao longo da Ponte Carlos, com o Castelo de Praga ao fundo.

 

Movimento intenso na Ponte Carlos.

 

Entrada da Ponte Carlos.

 

Já o Castelo de Praga é um conjunto de prédios interligados por estreitas e charmosas vielas. As torres que vemos de vários pontos da cidade, inclusive, são as da lindíssima Catedral de São Vito, também presente no complexo do Castelo. É preciso passar por um detector de metais para entrar no Castelo e, para entrar em alguns dos prédios, é preciso também pagar. Mas, para andar pelas vielas e para apenas adentrar no salão da Catedral de São Vito, não é necessário pagar nada.

Outro motivo que faz valer à pena subir até o Castelo de Praga é a linda vista da cidade que se tem tanto na subida quanto na descida de volta para a cidade. Imperdível!

 

Linda a vista da cidade na subida para o Castelo de Praga.

 

Fila para passar pelo detector de metais para entrar no Castelo de Praga.

 

Interior da Catedral de São Vito.

 

Parte de trás da Catedral de São Vito, no Castelo de Praga.

 

Detalhes da arquitetura presente no Castelo de Praga.

 

Um dos prédios presentes no Castelo de Praga.

 

Linda a vista na descida de volta à cidade.

 

Vista ampla da cidade na descida do Castelo de Praga.

 

  • Sinagoga Velha Nova
Sinagoga Velha Nova, a mais antiga Sinagoga em atividade na Europa.

 

É a mais antiga Sinagoga em atividade na Europa. Fica na avenida Červená, onde estão presentes também inúmeras lojas de marcas de luxo, como Prada, Cartier, entre outras.

 

É realmente muito especial visitar Praga. Parece uma volta no tempo em um clima bucólico e romântico. São muitos detalhes, é muita beleza, é muito surpreendente! Visite Praga!

 

Fotos: Tiago Morais

 

VÍDEO DA VIAGEM

 

Um comentário em “Praga, a maravilhosa capital da Chéquia

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>