Quando fomos conhecer Inverness, na Escócia, aproveitamos que a cidade fica próxima ao campo de batalha de Culloden e decidimos ir conhecer o cenário da luta sangrenta que foi tão bem retratada em séries e filmes, como Outlander, nossa série preferida, por sinal.

Culloden fica localizado a apenas 30 minutos de ônibus de Inverness, e posso dizer que fui surpreendida muito positivamente pelo passeio. Mesmo tendo visto tantas filmagens e relatos sobre o que aconteceu naquele campo, ver pessoalmente é realmente incrível, pois acabamos presenciando as condições exatas de como os fatos se deram. Conseguimos, inclusive, nos colocarmos, de certa forma, nos lugares dos soldados imaginando a vista que eles tiveram dos seus oponentes, as distâncias que percorreram até o confronto corporal de fato, as inúmeras dificuldades que enfrentaram e as condições climáticas que, com certeza, não facilitaram.

 

Placa logo na chegada ao campo de batalha de Culloden: “Pessoas reais, histórias reais”.

 

 

Turistas andando pelo campo de batalha de Culloden.

 

O memorial da batalha de Culloden é bem preservado e explicativo, pois conta com inúmeras placas espalhadas por todo o campo contendo textos, dados e desenhos de tudo o que se passou. Recomendamos, inclusive, a leitura cuidadosa dessas placas, pois, assim, em conjunto com o cenário, dá para se ter uma noção real de como tudo aconteceu. Há, ainda, bandeiras vermelhas que simbolizam a linha de frente do exército inglês, e bandeiras azuis que retratam a linha de frente do exército jacobita. Com essas bandeiras enfileiradas podemos ver a distância que os dois exércitos estavam um do outro quando se encontraram e onde a luta corporal de fato ocorreu.

 

Uma das placas explicativas presentes no campo da batalha de Culloden.

 

Exemplos de como as placas presentes no campo da batalha de Culloden são bem explicativas e preservadas.

 

As placas contendo os relatos sobre a batalha de Culloden estão presentes por todo o campo em pontos estratégicos onde os fatos aconteceram.

 

Bandeira vermelha simbolizando o exército vermelho e mostrando sua posição no campo de batalha.

 

Bandeira azul simbolizando o exército jacobita e sua posição no campo de batalha. Próximo a ela, algumas placas explicativas.

 

Uma das várias bandeiras azuis dispostas pelo campo. Ao fundo as terras altas e suas montanhas nevadas.

 

Bandeiras vermelhas enfileiradas mostrando a linha de frente do exército inglês no campo de batalha.

 

Bandeiras azuis enfileiradas mostrando a linha de frente do exército jacobita.

 

 

 

 

Há ainda, pelo campo, lápides com nomes dos clãs que lutaram e morreram na batalha de Culloden. Essas lápides simbolizam onde esses clãs foram enterrados após o episódio. O que mais queríamos ver foi a lápide do clã Fraser, que é o retratado na série Outlander, que foi uma das nossas inspirações para a visita. Muito legal ver tudo isso de perto!

 

Lápide do clã Fraser, um dos mais procurados pelos visitantes devido à série Outlander.

 

Lápide de outro clã que lutou na batalha de Culloden.

 

Uma coisa que nos impressionou e que também foi relatado nas placas, foi as condições do terreno do campo de Culloden, que é bastante pantanoso. Em muitos momentos, quando pisávamos na grama, nossos pés afundavam em poças de água, e outras partes do caminho apresentavam muito barro. E isso mesmo depois de o terreno ter sido drenado muitos anos depois da batalha, pois, à época, era ainda mais pantanoso. E isso dificultou bastante a movimentação do exército jacobita, que estava posicionado mais próximo à área ainda mais imersa em pântanos. Isso foi mais um agravante para a derrota jacobita, além, é claro, da diferença de armamento entre os dois exércitos.

Como mencionei, o visitante pode sentir e imaginar como de fato eram as condições à época da batalha, pois o terreno ainda é pantanoso e, em alguns pontos, até difícil de caminhar por causa também do barro. Sendo assim, uma dica importante é separar um calçado confortável para a visita, mas que possua solados altos e impermeáveis. Dessa forma o passeio pode se dar de forma mais tranquila sem água infiltrando pelo pé.

 

O campo da batalha de Culloden, em muitos pontos, possui barro e gramas misturadas com pântano, o que dificulta um pouco a caminhada.

 

Os caminhos do campo da batalha de Culloden são, em muitos pontos, barrentos. Em muitos pontos também a grama está imersa em pântanos.

 

Fugindo das poças de lama no campo da batalha de Culloden.

 

Visitamos o campo da batalha de Culloden no início de Fevereiro, ou seja, ainda era Inverno. E pelo fato de ser um campo aberto, ventava muito, o que aumentava bastante a sensação de frio. Portanto, recomendo, para quem for visitar Culloden no inverno, que vá com roupas que protejam contra o frio e, principalmente, que sejam próprias contra ventos. Dessa forma o passeio será agradável e poderá ser feito com calma, sem a pressa de ir embora por causa do frio.

 

Bem equipada contra o frio para visitar Culloden, o que me deu a possibilidade de andar tudo e ler as placas com calma.

 

Além do campo de batalhas em si há, em Culloden, instalações que dão um bom suporte ao visitante. Há, nessas instalações, um museu sobre a batalha, cuja entrada custa £11 por pessoa, uma lanchonete, uma loja de souvenirs e banheiros. Apenas para entrar no museu que o visitante precisa pagar. Para andar pelo campo é de graça.

 

Prédio em Culloden onde ficam o museu, a loja de souvenirs, a lanchonete e os banheiros.

 

Entrada das instalações da batalha de Culloden. O campo fica logo atrás.

 

Prédio das instalações de Culloden.

 

Mesas da lanchonete externas ao prédio. Mas há também mesas na parte de dentro, para proteger do frio.

 

Como chegar

Fomos de ônibus de Inverness para Culloden. Pegamos o ônibus 5A bem no centro de Inverness e, depois de cerca de 30 minutos, chegamos ao campo de batalhas. O ônibus para bem em frente mesmo às instalações, sendo que, para ir embora, é no mesmo ponto que se pega o ônibus novamente. A passagem do ônibus custa £4,20 por pessoa e dá direito a rodar o dia todo pela região. O passageiro pode comprar a passagem diretamente com o motorista.

 

Crônica sobre a Escócia

Confira a crônica sobre a viagem à Escócia aqui.

 

Vídeo da viagem

 

Recomendo conhecer o campo da batalha de Culloden. É uma visita enriquecedora sobre um importante acontecimento da história. Vale muito a pena! Espero que tenham gostado do relato!
Fotos: Tiago Morais (Instagram)

 

Um comentário em “Visitando o campo da batalha de Culloden, na Escócia

  1. Ótimas dicas sobre como visitar e conhecer Culloden, principalmente pra quem assistiu ao seriado Outlender. Ficou bem ilustrado e explicado . Bom saber que há museu, loja de souvenirs e um restaurante logo na chegada. Daisy

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>