Fim de ano! Época de enfeites de Natal, de confraternizações, de luzes, de compras, de renovação da esperança em um novo ano melhor do que o que está chegando ao fim. Na Europa essa época é acompanhada da aproximação do inverno o que, em muitos dos países europeus, isso significa dias cada vez mais curtos, com pouca luminosidade, clima frio e céu escuro. É assim também aqui em Berlim, na Alemanha. Os dias têm clareado em torno de 8h da manhã e, por volta das 16h, já está escuro como a noite. E mesmo com a luz do dia, a predominância é de dias escuros devido ao tempo predominantemente nublado. O sol não aparece todos os dias. Sendo assim, uma tradição é bem forte por aqui: as famosas feirinhas de Natal e a iluminação maciça de casas e ruas. Tudo fica muito iluminado, o que ajuda a atenuar a escuridão dos dias de inverno.
São várias as feirinhas de Natal espalhadas por Berlim e elas possuem diferentes tamanhos, mas todas possuem barraquinhas iluminadas vendendo de tudo, como enfeites de Natal, artesanatos, souvenirs, brinquedos e comidas típicas alemãs, como Bratwurst e amêndoas caramelizadas. Outras opções de comida podem ser encontrados, como batatas fritas servidas em cones, Stollen (uma variação do nosso panetone), o Spätzle (tipo um macarrãozinho com molho de queijo, cebolas crocantes e cheiro verde. É um prato tipicamente bávaro), além de muito chocolate. Há também a bebida típica alemã, o Glühwein, que deixa um cheiro gostoso de canela no ar. Trata-se de vinho tinto quente temperado com canela, cravo e alguma fruta cítrica, ótimo para aquecer e enganar o frio. Essa é a receita tradicional, mas é comum encontrar variações na receita com outros ingredientes, inclusive podendo acrescentar rum. O Glühwein é servido, nas feiras de Natal (Weihnachtsmarkt, em alemão), em canecas personalizadas com escritos e desenhos da feirinha correspondente. Ao comprar a bebida o consumidor paga também pela caneca, mas, caso não queira ficar com ela, ao terminar de beber pode devolvê-la recebendo, de volta, o valor correspondente. Há variações de feira para feira, mas o padrão é ter também pistas de patinação no gelo (ou então tobogã de gelo para descer em cima de bóias), além de rodas-gigante, carrossel e outros atrativos para crianças. Nas feiras maiores tem música ao vivo, mas em todas toca-se músicas natalinas.Tem, ainda, árvores de Natal gigantes, muitas luzes e enfeites alegrando todos os visitantes. É realmente muito bonito, de encher os olhos. Sugiro a visita a mais de uma feira para apreciar cada detalhe e para ficar bem por dentro dessa linda tradição natalina alemã.
Não é só nas feiras de Natal que há muita iluminação. Os alemães gostam mesmo do Natal e adoram enfeitar suas casas e o comércio para esperarem por essa data tão especial. E eles enfeitam suas casas não só na época do Natal, mas também durante todo o ano, de acordo com a época do ano. É comum, ao entrarmos em lojas, nos depararmos com enfeites de páscoa, ou de halloween, ou de outono, ou de verão. Eles costumam entrar pra valer no clima da estação do ano ou da tradição que está sendo comemorada. No caso do Natal, principalmente, eles decoram janelas e varandas com muitas luzes, e é de costume deles, ainda, colocar enfeites com imitação de velas nas janelas. Tudo isso ajuda a enganar a escuridão do inverno que predomina nessa época do ano. Dá alegria e conforto andar por uma cidade toda iluminada e enfeitada para o Natal.
Apesar do frio e dos dias escurecerem mais cedo, a época de Natal é uma ótima pedida para uma visita a Berlim. É impossível não se deixar levar por todo esse clima natalino mágico e bem tradicional alemão. É uma experiência realmente especial.
Desejo a todos um Feliz Natal cheio de amor, paz e muita magia!
Vídeo das luzes de Natal
Daisy Moura disse:
Muito linda Berlim enfeitada pro Natal. Muitas luzes, árvores. As feirinhas são um convite pra confraternizar nessa época. As comidas típicas e suas bebidas são bem convidativas. Os Shoppings muito bem decorados. A decoração é rica em detalhes. Amei!!!!
Roberto disse:
Belíssima decoração. Dá vontade de estar em Berlim na época de Natal e permanecer nas ruas e nos shoppings o maior tempo possível.