Viajar para a Escócia foi o resultado da mistura de uma vontade antiga que eu e Tiago tínhamos de conhecer o país. Ele, devido ao filme Coração Valente, seu preferido, cuja história se passa nas Highlands. No meu caso, devido principalmente à série Outlander, quando logo nos primeiros episódios já me encantei com as paisagens escocesas, os cenários que me faziam suspirar juntamente com a história em si. E então foi assim, com base nisso, que optamos por passar nossa lua-de-mel lá mesmo, na Escócia. Decidimos deixar a capital Edimburgo para uma próxima vez, passando rapidamente por ela rumo ao interior, no norte do país. Sabíamos que era lá que encontraríamos toda aquela beleza que assistíamos pela tela da televisão. Mas o que nem imaginávamos é que as Highlands (ou terras altas), pessoalmente, oferecem muito mais do que uma tela de televisão ou de computador jamais conseguiriam mostrar. As fotos impecáveis do Tiago que ilustram esse texto já vão dar uma boa ideia das paisagens maravilhosas que encontramos pelos caminhos. Vou tentar contar um pouco também do que foi visto e das sensações que nos invadiram em cada cenário. Digo tentar porque tenho certeza de que palavras nunca serão suficientes. Foi realmente um dia inesquecível, a melhor viagem que já fizemos até hoje. Por isso eu digo: visitem as Highlands e criem para si mesmos suas próprias sensações, memórias, sentimentos, emoções.

Aqui vai o meu relato e as fotos da nossa experiência!

 

Cenário de uma das paradas do passeio, na A832, Achnasheen, que é a estrada que leva à costa oeste da Escócia. Mais parece fundo de tela do Windows.

 

Como nosso desejo era conhecer o interior da Escócia devido à inspiração pela série Outlander e pelo filme Coração Valente, pesquisamos passeios que poderíamos fazer pela região de Inverness, cidade onde nos hospedaríamos e que foi indicada por um escocês conhecido do Tiago. E foi aí que conhecemos a Rabbie’s, uma empresa que faz turismo pelo Reino Unido. Eles oferecem várias opções de passeios, entre elas o passeio de um dia pelas Highlands, incluindo Torridon, Applecross e o Eilean Donan Castle. Todas as informações do passeio podem ser vistas aqui, no site deles.

Contratamos para sair da estação de ônibus de Inverness em um domingo de manhã cedo, para onde retornaríamos no final do dia.

O passeio é feito em uma van da empresa muito confortável e com um guia que vai conversando com os passageiros pelo caminho, explicando curiosidades e parando em pontos que ele considera importantes ou simplesmente porque são bonitos. Na verdade, tudo é bonito, a vontade é de fazer o caminho todo a pé para absorver tudo o que as Highlands têm para oferecer.

Van da Rebbie’s que nos levou para o dia de passeio.

 

Achamos o guia muito simpático e atencioso. Não poupou esforços em nos atender bem, em certificar-se de que estávamos gostando de tudo, fazendo, inclusive, paradas onde ele via que tínhamos ficado especialmente encantados e interessados. Nos emprestava binóculos para enxergarmos animais típicos das terras altas que estavam camuflados no ambiente ao longe, e colocava músicas típicas escocesas na van durante o percurso, quando não estava falando com a gente. Foi muito legal mesmo ter tido sua companhia.

 

Nosso guia não poupou esforços para nos proporcionar uma ótima experiência nas Highlands e esbanjou simpatia durante o passeio.

 

A verdade é que demos muita sorte nesse dia, desde o princípio. Tiago e eu chegamos ao local combinado onde começaria o passeio achando que teria muita gente. Mas, para nossa surpresa, seriam, além de nós dois, o guia e mais um passageiro só. Foi praticamente um passeio particular, o que nos permitiu a opção de mudarmos de lugar na van para vermos as paisagens de ambos os lados do caminho, além de mais agilidade para descermos e embarcarmos novamente. Sem contar as paisagens praticamente sem ninguém, o que permitiu com que aproveitássemos com mais intensidade os lugares. Além disso, nossas fotos ficaram melhores. Foi uma delícia realmente, uma sorte muito grande.

 

Foi muito especial apreciar as lindas paisagens com calma, sem muita gente em volta disputando espaço.

 

Uma outra grande sorte que demos nesse dia está relacionada com o tempo. Fizemos esse passeio no dia 10 de Fevereiro, ou seja, em pleno inverno. Um dia antes choveu em Inverness mas, nesse dia em que conhecemos as terras altas, o tempo ficou perfeito: céu muito azul, sol e um frio gostoso. O guia disse que demos sorte realmente, porque o normal dessa época é tempo nublado, chuva e até nevando nas montanhas, quando as estradas podem até ser interditadas. Mas fomos realmente presenteados com um dia maravilhoso de sol e céu bem azul. Foi uma bênção ver tantos lugares maravilhosos emoldurados por um dia lindo. Nosso presente de lua-de-mel!

 

Foi um dia especial com tempo ótimo e paisagens incríveis!

 

Um lindo dia nas Highlands!

 

Sem palavras para explicar esse lugar!

 

Ponto da estrada em que paramos, no Glen Docherty Viewpoint, para apreciarmos essa vista. Devido ao tempo bom, foi possível termos essa visão ampla do horizonte.

 

Pelos caminhos das Highlands.

 

Como já foi dito, o passeio começa de manhã cedo e dura o dia todo. Portanto, é prevista uma parada para almoço (o valor não está incluso no passeio) pelo caminho, mais precisamente em Applecross. Nesse lugarejo tem um hotel, o Applecross Inn, com um restaurante muito aconchegante, onde pudemos optar por diferentes tipos de pratos, especialmente alguns que envolvem peixes. Como era inverno, a lareira estava acesa e todos se concentraram no interior do restaurante, apesar de terem mesas também do lado de fora. Gostamos muito dos pratos servidos. Após o almoço pudemos relaxar às margens do mar que fica bem em frente. Uma experiência muito agradável! E não posso deixar de ressaltar também como a região de Applecross é bonita, como tudo o que vimos ao longo do dia, na verdade.

 

Muita beleza também na nossa parada para o almoço, em Applecross.

 

Muito gostoso relaxar após o almoço à beira mar, em Applecross.

 

Admirando Applecross.

 

E por falar em Applecross, foi ainda nessa região que, após a parada para o almoço, subimos a montanha e pudemos ver neve e a vista bem do alto. Foi lá do alto que tivemos acesso a um dos horizontes mais bonitos que já vi até hoje, com direito a muita neve no chão, céu azul, sol e o azul do mar ao longe. Um espetáculo de deixar qualquer um sem palavras. Nosso guia, de forma muito divertida, pegou um trenó na van e desceu pela neve na montanha.

 

Nunca saberei dizer o quão lindo é esse lugar.

 

No alto da montanha, em Applecross. Pessoalmente é ainda mais maravilhoso!

 

Nosso guia descendo pela neve no trenó.

 

Applecross. A sensação é de se estar dentro de um quadro.

 

Outra região que me deixou especialmente encantada foi o vilarejo antigo de pescadores chamado Shieldaig. Foi um dos meus preferidos, se é que tem como escolher algum lugar preferido nas Highlands. Trata-se de uma vila fundada em 1800 para treinar marinheiros para a guerra contra Napoleão. Porém, depois, tornou-se simplesmente uma vila de pescadores, devido ao seu fácil acesso às águas com farta oferta de peixes.

Paramos lá por alguns minutos para que pudéssemos tomar um café, comer alguma coisa e utilizarmos o banheiro do restaurante que tem ali. Ao lado do restaurante tem também uma lojinha, onde procurei souvenirs e encontrei! Acredito que o que me mais me chamou a atenção em Shieldaig, além da beleza, claro, foi a paz que essa pequena e charmosa vila proporciona. Adorei sentar à beira da água e ouvir o som dela batendo nas pedras, o som das gaivotas ao longe, além do som da paz, que é o que tem de sobra ali. Gostei tanto que fiquei até triste na hora de voltar para a van para seguirmos caminho. Foi um lugar que realmente mexeu comigo e também ficou bem guardado nas minhas lembranças. Espero um dia retornar!

 

Parada estratégica e deliciosa em Shieldaig.

 

A charmosinha Shieldaig em um dia lindo!

 

Shieldaig, uma antiga vila de pescadores.

 

Recomendo muito tirar um tempo para curtir a paz de Shieldaig.

 

Admirando Shieldaig.

 

Amor à primeira vista por Shieldaig!

 

Um outro ponto das Highlands que estava previsto no passeio e que visitamos foi o castelo Eilean Donan, uma das imagens mais icônicas da Escócia, e um dos principais pontos turísticos das terras altas. Já possuiu outras versões ao longo do tempo em que foi construído e reconstruído, à medida que a história feudal escocesa se deu no decorrer dos séculos (fonte: https://www.eileandonancastle.com).

Não conseguimos, no dia do passeio, ir até o interior do castelo, uma vez que já estava fechado. No inverno, as atividades de turismo no Eilean Donan se encerram às 16h, e conseguimos chegar até ele somente por volta das 17h. Mas o guia nos levou em suas redondezas, mais precisamente, segundo ele mesmo, no ponto de onde é melhor fotografado. É muito bonito, combinando perfeitamente com o belo pôr-do-sol que presenciamos na região.

 

Castelo Eilean Donan.

 

Esse é um ótimo ponto para se ter uma boa vista do castelo.

 

Linda a região do Eilean Donan. Ficou ainda mais bonita com a luz de fim de tarde.

 

Pela região do Eilean Donan. O terreno é um pouco pantanoso, como dá para ver atrás de mim, mas nada que impeça de andar por ali.

 

Luz linda de fim de tarde nos arredores do Eilean Donan.

 

Pôr-do-sol próximo ao Eilean Donan.

 

Além dos pontos já previstos para descermos da van, acabamos parando em outros que surgiram pelos nossos caminhos e que se tornaram irresistíveis para não serem apreciados cuidadosamente e mais de perto. Trata-se, por exemplo, de margens da estreita e sinuosa estrada cercada por colinas nevadas e horizontes infinitos, ou ainda de um “congestionamento” no caminho de bois e vacas tipicamente escoceses das terras altas. Tudo era motivo para encostar a van, descer e apreciar. Tudo era considerado um motivo mais do que justo para atrasar o passeio com o próprio passeio. Nada era perdido, nada era em vão. Tudo compôs o dia em um lugar que tem altitude, longitude e muita beleza para oferecer nesse mundo maravilhoso e rico em que vivemos.

 

Cada parada trazia uma paisagem mais linda do que a outra.

 

Em uma das curtas paradas vimos ovelhas na beira do caminho.

 

Congestionamento na estrada perto de Strathcarron. Mas, ao invés de carros, era de bois típicos das terras altas.

 

Descemos da van para conhecer os bois e vacas mais de perto.

 

Além dos locais já previstos, nosso guia dava um jeito de parar a van em locais que nos chamavam a atenção.

 

A maravilha de um dos locais em que paramos, que não estava previsto inicialmente. Aqui foi perto de Applecross.

 

Mais uma parada rápida na beira da estrada para apreciar a vista, quando já estávamos descendo a montanha, em Bealach na Ba (Pass of the Cattle).

 

Na beira do caminho, admirando toda a paisagem…

 

Paisagens que encontramos nas paradas pelo caminho.

 

Estradas de Applecross, conhecida como ‘Bealach na Ba (Pass of the Cattle)’, subindo a montanha.

 

Muito o que admirar pelas Highlands. Aqui estávamos em Invershiel.

 

Highlands!

 

Achei simplesmente maravilhoso esse passeio pelas Highlands. Além da rica beleza da região, ele proporciona uma variedade incrível de lugares visitados e de curiosidades que vemos pelo caminho. Em um único dia nós chegamos à beira-mar, visitamos antigas vilas de pescadores, subimos montanhas onde ainda tinha neve acumulada de dias anteriores, vimos ovelhas, casinhas humildes, mas com vistas de tirar o fôlego, e com suas chaminés soltando fumaça. Descemos da van para conhecermos de perto bois e vacas típicos das terras altas escocesas, fomos nas proximidades de um castelo e andamos na beira de estradas íngremes e curvilíneas só para apreciarmos a vista que já ficava abaixo de nós. Foi tanta paisagem linda e diferente que ficamos, sinceramente, até sem saber para onde olhávamos. A vontade era de passar horas a fio em cada lugarzinho que seguia após o outro, de decorar cada detalhe do que víamos, de sentar e absorver a energia incrível que encontramos ali. A constatação desse dia foi a de que, o tempo todo, um lugar mais bonito que o outro surgia, e que a beleza ali não tinha limites. Quando achávamos que não tinha como ser mais bonito, fazíamos uma curva, subíamos a montanha ou descíamos, e lá estava um novo cenário, uma nova paisagem maravilhosa que nos arrancava suspiros. E além disso, para completar, eram sempre lugares repletos de paz, com poucas pessoas, com “sons silenciosos” apenas da natureza tão incrível desse mundo. Dava gosto de parar e fechar os olhos simplesmente para ouvir, para sentir a brisa, o ar fresco de lugares que parecem ainda intocados. Foi gostoso andar por ali, sentar na grama, colocar a mão na água fria, passar os dedos pela vegetação, afundar o pé na neve, olhar para um horizonte infinito. Foi realmente muito especial e enriquecedor, ao mesmo tempo que surpreendente. É sempre muito bom ser surpreendido positivamente quando suas próprias expectativas já eram altíssimas. Me sinto muito feliz e honrada por ter tido um dia como esse nas Highlands, ao lado do meu marido que compartilha os mesmos gostos e vontades que os meus. Tudo isso carrego comigo e me lembrarei para sempre. Tudo isso as Highlands me deram, a Escócia me deu. Eterna gratidão! Amor à primeira vista pela Escócia.

 

Paisagem linda da janela da van, já no começo do passeio.

 

Sendo feliz pelas Highlands.

 

Sentindo a paz das terras altas escocesas. Aqui estávamos em Cuaig, Strathcarron.

 

Só visual de tirar o fôlego.

 

Em Torridon, sem saber para onde olhar com tanta beleza.

 

Não parece um quadro?

 

Muito diferentes e bonitos os bois típicos das Highlands.

 

Muito especial nossa lua-de-mel nas Highlands.

 

Fotos: Tiago Morais (Instagram)

  Vídeo da Viagem

 

Crônica sobre a Escócia

  Confira a crônica sobre a viagem à Escócia clicando aqui.

 

2 comentários em “Um dia de passeio pelas Highlands, na Escócia

  1. Mto linda Highlands. Fotos maravilhosas que retrataram bem toda a beleza dessa cidade Escocesa. Muito diferentes os bois típicos da região, ovelhas pastando, os cenários parecem quadros. As dicas da van foram muito boas. Um passeio com a van facilita muito pra se explorar esse lindo lugar. Parabéns pelas dicas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>