E hoje eu acordei com saudades de Lisboa. Não é a primeira vez, e nem será a última, mas tem dia que a gente está mais sentimental, somos inundados por uma chuva de sentimentos nostálgicos, aí pelo menos para mim o que resta é relembrar e escrever.
 Então vou falar de como é andar pelas ruas de Lisboa, a charmosíssima capital de Portugal. Lisboa está em crise financeira sim, a falta de empregos e de condições para até mesmo cuidar melhor do patrimônio histórico é visível, mas é uma cidade linda e suas ruas só faltam criar vozes e dizer “Sejam bem-vindos!”. Depois de passar por algumas cidades da Europa, quando cheguei em Lisboa eu realmente me senti à vontade, posso dizer até que me senti em casa. Vemos que as cidades brasileiras possuem muito de Lisboa quando andamos naquelas ruas, compostas de pedrinhas formando desenhos, exatamente como vemos no centro de Belo Horizonte ou nos calçadões de Copacabana, no Rio de Janeiro. Tem mais das cidades brasileiras também quando nos deparamos com casarões em estilo barroco e igrejas imponentes, presentes em cidades como Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes dentre outras, lembramos das cidades litorâneas aqui no Brasil quando andamos na beira do Rio Tejo, proporcionando um clima de beira-mar e, claro, ao ouvir o nosso bom e velho português pelos caminhos, mesmo que com sotaque diferente.
Lisboa tem tudo isso que nos faz familiarizar, mas ainda assim tem muito mais atrativos que proporcionam um belo passeio para o turista, como o Rio Tejo, lindo e enorme, que acompanha toda a cidade. Era através dele que as grandes navegações sobre as quais tanto já ouvimos falar chegavam e partiam, passando pela Torre de Belém que já desenvolvia uma fiscalização dos produtos que entravam e saíam de Portugal, e chegando na Praça do Comércio para comercializá-los. E foi nesses três pontos da cidade que Tiago e eu ficamos um bom tempo da nossa estadia,  e recomendamos por serem três lugares lindos, ótimos para conhecer sobre a história que envolve inclusive a de nosso país, e excelentes também para sentar e curtir a vista, como essa abaixo que tiramos ao lado do Padrão dos Descobrimentos, com vista da ponte e do Rio Tejo.
E se você curte um pôr-do-sol daqueles, sente-se no muro da Praça do Comércio, de frente para o Rio Tejo, e aí então é só apreciar uma vista linda como esta abaixo, parada obrigatória nossa ao final de cada tarde, para fechar o dia com chave de ouro!
Lisboa é a cidade da história, presente em cada beco, cada rua, cada monumento, no castelo que foi destruído no terremoto de 1755 (leia sobre o Terremoto de Lisboa aqui no blog: http://lembrancasdeumcaminho.blogspot.com.br/2010/06/o-dia-em-que-lisboa-tremeu.html), no delicioso Pastel de Belém e em tantos outros detalhes que fazem da capital portuguesa uma cidade inesquecível.
 Para quem se sentiu animado em conhecer Lisboa, a companhia aérea responsável pela rota é a TAP Portugal, e o melhor dela é que é praticamente a única a ter vôos diretos entre várias capitais brasileiras e Lisboa, o que não é o caso das outras companhias aéreas que fazem vôos diretos basicamente partindo do Rio de Janeiro e de São Paulo. Além disso as aeronaves são confortáveis, a tripulação é bastante acolhedora, e o tempo de viagem é menor em relação a outras capitais europeias. Saindo de Belo Horizonte, por exemplo, o tempo de viagem é de aproximadamente apenas 9 horas.
 Visitem Lisboa! Conheçam o site oficial do turismo pela cidade: http://www.visitlisboa.com/
 Boa semana a todos!

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>