A Escócia sempre esteve presente nos meus desejos de países para se conhecer, e a vontade acabou ficando ainda maior depois de ter começado a assistir à série Outlander – inclusive fica aqui minha dica de uma ótima série para se assistir – que fez com que destinos como Inverness e as Highlands (terras altas) como um todo ganhassem minha preferência no país. Fiquei encantada com todas aquelas paisagens incríveis, com a história que envolve a região e com tudo o que eu já havia ouvido falar sobre a Escócia no geral. Então, assim, meu marido e eu optamos por passarmos lá nossa lua-de-mel, e posso afirmar que, apesar de nossas expectativas já serem altas, conseguiram ser superadas. Foi a melhor viagem que já havíamos feito juntos até então, e as fotos e vídeos sobre os dias e passeios que fizemos lá, e que serão aqui publicados, darão uma ideia do porquê.
Inverness é uma cidade pequena que não possui tantas coisas para se ver, mas ela é charmosa, tranquila, bonita, aconchegante, fica às margens do Lago Ness, possui um castelo, ruas estreitas e construções de suas casas e Igrejas no estilo britânico. Ela também tem a vantagem de ser a porta de entrada para as Highlands e para o campo da batalha de Culloden. Por toda a cidade é possível encontrar lojas com artigos que remetem à série Outlander, já que a história da série começa ali e tem como palco as terras altas, retratando, inclusive, a batalha de Culloden. Posso concluir, portanto, dizendo que Inverness merece ser visitada por todos esses motivos acima listados. Só conhecendo pessoalmente para entender a atração que ela causa em quem caminha por suas ruazinhas.
O centrinho de Inverness possui restaurantes, pubs, cafeterias e muitas ruazinhas charmosas, além de lojas de souvenirs. É bem movimentada ao longo do dia, mas, à noite, o movimento é fraco, ficando abertos apenas alguns pubs. Típico comportamento mesmo de uma cidade de interior. Há também um shopping, o Eastgate Shopping Centre, onde há boas opções de compras e de alimentação.
Nós gostamos de passear pelas ruazinhas sem pressa, observando a arquitetura, os detalhes e as características de uma típica cidade do interior da Escócia. Até no sotaque dos habitantes locais reparávamos, é muito diferente. Passeando sem rumo pela cidade, encontramos bairros residenciais com ruas estreitas e suas casas em estilo britânico. Um charme só. Encontramos também Igrejas antigas e becos frequentados também por gaivotas. Essas, aliás, estão presentes por toda a cidade. Ficam o dia todo sobrevoando principalmente as margens do lago Ness, emitindo seus sons típicos e que eu, particularmente, adoro, já que nos remete a lugares costeiros.
O ponto alto de Inverness, para nós, foi ir até o castelo da cidade, que fica no alto de um morro à beira do Lago Ness. Além de ser um dos principais cartões postais, a vista da cidade lá do alto é muito bonita. Dali é possível ver o Lago Ness de uma forma mais ampla, cercado pelas casinhas em estilo britânico e, para completar, pudemos avistar, no horizonte, as Highlands e suas montanhas cobertas com neve. Uma verdadeira pintura! Hoje, no castelo, funciona o órgão da justiça de Inverness, vimos um juiz de paz preparando-se para uma audiência.
Uma coisa chamou bastante nossa atenção em Inverness: o clima. Fizemos essa viagem no início de Fevereiro e a temperatura, pelo menos em Inverness, não estava tão baixa. Mas nosso maior problema no primeiro dia de passeio foi a inconstância do tempo, que ficava alternando entre sol e chuva em questão de poucos minutos. Isso quando os dois não aconteciam ao mesmo tempo. Ventava bastante também, o que nem possibilitava o uso de guarda-chuvas. Ficamos sabendo que essa situação é bem comum não só em Inverness como também no Reino Unido como um todo, e achamos bastante curioso já que, como brasileiros, estamos acostumados ao tempo seguindo uma constância. Mas, mesmo assim, em se tratando de uma viagem a passeio, tudo vira festa, então curtimos Inverness do mesmo jeito, independentemente da variação do tempo.
Não deixem de conhecer Inverness, a cidade que oferece seu charme especial, além de um ponto de partida para outros lugares, incluindo uma volta ao passado deliciosamente retratada em Outlander.
Como chegar
Viajando para a Escócia desde Berlim, desembarcamos no aeroporto de Edimburgo e seguimos até o centro da cidade para fazermos um pitstop antes de seguirmos viagem até Inverness. Foi nossa opção ficarmos umas horas em Edimburgo para conhecê-la bem rapidamente, já que nosso foco, nessa viagem, foi realmente Inverness e as Highlands.
Para irmos do aeroporto de Edimburgo até o centro, pegamos o ônibus da Lothian, uma empresa britânica. O ônibus faz paradas em vários pontos do centro de Edimburgo.
Optamos por viajar de ônibus até Inverness. A viagem dura em torno de 4 horas, e a empresa pela qual fizemos esse trajeto foi a Mega Bus. Gostamos dos serviços, eles foram pontuais tanto na ida quanto na volta, os ônibus são confortáveis e possuem tomadas individualizadas ao lado dos assentos. Recomendamos.
Há também a opção de viajar até Inverness de avião.
Crônica sobre a Escócia
Confira a crônica sobre a viagem para a Escócia clicando aqui.
Vídeo da viagem
Fernanda disse:
Lindo esse lugar!! Muita vontade de conhecer, e muito lindas as fotos!! Adorei!!!
Roberta von Zastrow disse:
Obrigada! Com certeza você vai gostar muito sim!
Daisy Moura disse:
Muito bonita a cidade de Edimburgo. As ruas com a movimentação mais agitada, as lojas, pubs, cafés. Inverness, uma cidade interiorana mto charmosa e aconchegante. Mto interessante também pra quem assistiu a série Outlander. Tá bem ilustrado e mto bem explicado.