Essa é uma dica de passeio imperdível principalmente para os amantes de castelos: o Frederiksborg, o maior castelo da Escandinávia e um dos mais lindos e suntuosos do mundo. É um daqueles em que nos sentimos realmente como se estivéssemos dentro de um livro de contos de fadas.

Localizado no interior da Dinamarca, mais precisamente na cidade de Hillerød, o castelo possui uma construção impressionante recheada de muitos detalhes que exigem bastante tempo para contemplação, o que não é nenhum sacrifício, já que é tudo tão bonito, rico, bem planejado e bem explicado com placas informativas inclusive em inglês.

O acesso às dependências do castelo já é impressionante, com passadiços, portais e uma fonte suntuosa que já rende inúmeras fotos.

 

Corredor que leva à entrada do castelo.

 

Caminho nada simplório até a entrada do Frederiksborg.

 

Portal que dá acesso ao pátio interno do castelo.

 

Detalhes do caminho que leva ao Frederiksborg.

 

Fonte de Netuno com o castelo ao fundo. Muito lindo!

 

Entrada para o pátio interno do Frederiksborg.

 

Pátio interno do castelo. Em uma das portas à frente é onde se compra os tíquetes de entrada e onde tem também a loja de souvenirs.

 

Entrada do castelo vista do pátio interno. A Fonte de Netuno fica do lado de fora em frente à essa torre alta.

 

Apaixonada pelas portas com jeitinho de Idade Média.

 

São vários andares com muitos ambientes, sendo cada um ricamente decorado com peças valiosas e pertencentes à coroa dinamarquesa por várias gerações. É realmente uma visita ao castelo e ao museu em um mesmo passeio, uma vez que o castelo abriga também o Museu da História Nacional da Dinamarca. Não deixem de caminhar por seus cômodos e corredores observando também o teto, sempre bem trabalhado com detalhes de encher os olhos. Há também uma Igreja para onde temos acesso por dentro do castelo, sendo ela incrivelmente linda, com peças esculpidas em tons coloridos. Uma maravilha!

 

Igreja no interior do castelo.

 

Órgão pertencente à Igreja.

 

Ricos detalhes do teto da Igreja.

 

Vejam só a riqueza de detalhes deste teto.

 

Detalhe do teto.

 

Vejam essa decoração do teto de um dos ambientes.

 

Detalhes.

 

É muita lindeza nesse castelo.

 

Um dos quartos do castelo.

 

Nas paredes das escadas do castelo possuem inúmeros brasões.

 

Em 1839 um grave incêndio destruiu o Frederiksborg, que foi completamente construído posteriormente, fiel ao projeto anterior. Essa história é retratada também pelas obras expostas durante a visita.

 

Obra que retrata o incêndio sofrido pelo Frederiksborg em 1839.

 

Há ainda uma sala com exposições de objetos pessoais dos integrantes da coroa dinamarquesa, como por exemplo as roupas utilizadas no casamento de Frederico, príncipe herdeiro da Dinamarca, com Mary Donaldson em 2004. Fica sendo exibido, ainda, um filme mostrando a realização do matrimônio.

 

Uma das salas mais lindas na minha opinião. Fica bem ao lado de onde estão expostos os detalhes do casamento de Frederico, herdeiro da coroa dinamarquesa. Reparem só nos detalhes.

 

Detalhes desse lustre lindo.

 

Exposição das roupas utilizadas no casamento do herdeiro da coroa dinamarquesa.

 

Maravilhoso!!

 

Dicas Importantes

  •   Recomendamos chegar cedo no castelo para dar tempo de conhecer tudo com calma, uma vez que ele é enorme, tem muitos detalhes e ainda por cima tem o jardim que, além de também ser muito grande, requer um tempo de passeio também para belas fotos da vista do castelo.

 

Jardim do Frederiksborg visto de uma de suas janelas.

 

Vista incrível do Frederiksborg a partir de seus jardins!

 

É muita beleza!

 

É muito agradável ficar passeando pelos jardins do castelo.

 

Detalhes do jardim.

 

  • Horários de funcionamento do castelo: – De Abril a Outubro: das 10h às 17h / – De Novembro a Março: das 11h às 15h.
  • Preço dos tíquetes de entrada: 75 coroas dinamarquesas para adultos (aproximadamente 11 euros na cotação de Julho de 2018) e 20 coroas dinamarquesas para crianças de 6 a 15 anos (aproximadamente 3 euros).
  • Importante 1: estes preços são somente para visitar o interior do castelo e, consequentemente, o Museu Nacional. Caso alguém esteja interessado apenas em visitar os jardins para fotografar o Frederiksborg, a entrada é gratuita. Basta, ao chegar à Fonte de Netuno, seguir pela esquerda do castelo que já terá acesso aos jardins.
  • Importante 2: Logo ao lado do caixa onde se compra os tíquetes há um guarda-volumes. Caso o visitante opte por guardar alguma coisa, ficar atento ao limite do horário de fechamento para retirar. No nosso caso, guardamos nossas coisas, visitamos o castelo e, em seguida, fomos para os jardins. Ao voltarmos para buscar nossos pertences no guarda-volumes, o castelo já estava fechado. Quando dá o horário limite os portões são fechados tendo pertences lá dentro ou não. A sorte é que achamos um guarda nas redondezas que abriu o castelo para que retirássemos o que havíamos guardado. Ele disse que essa situação já havia acontecido antes. Portanto, acho válido dar essa dica: Atenção ao horário limite de funcionamento para a retirada de pertences dos guarda-volumes!

 

Melhor época para visitar o Frederiksborg

  Imagino que o castelo deve ser lindo não importa a cor do céu ou das vegetações. Mas, sinceramente, achamos muito bom visitá-lo com esse céu azul e o dia ensolarado. As fotos ficaram lindas, o dia estava agradável e pudemos passear com calma pelos seus jardins. E isso conseguimos ao viajarmos em Julho, no auge do verão europeu, mas é possível conseguir um céu desses também em outras estações. Mas claro, a maior certeza é no verão. Só recomendo muita água, protetor solar e chapéu ou boné.

 

Linda demais a paisagem no verão com o céu bem azul e as folhas verdinhas.

 

Como chegar ao Frederiksborg

  É possível visitar o Frederiksborg em um bate-volta saindo de Copenhague. Para isso compramos o City Pass, que custou 80 coroas dinamarquesas por pessoa, por 24h, o que equivalia a 10,72 euros com a cotação de Julho de 2018. Esse City Pass pode ser adquirido no próprio aeroporto de Copenhague e também próximo à estação de metrô de Nørreport, em uma loja da 7Eleven. Esses bilhetes dão direito a andar de trem, metrô ou ônibus quantas vezes quiser por algumas regiões da Dinamarca, incluindo Hillerød, onde fica o castelo. Para mais informações sobre o City Pass e as regiões incluídas no preço acima citado, acesse o link aqui.

O trem que sai de Copenhague em direção à Hillerød é o da linha E. Ele possui um painel com os nomes das estações, que vão se apagando à medida que o trajeto é feito. Portanto, é fácil identificar a hora de desembarcar. A viagem dura em torno de 40 minutos.

Dica valiosa: Ao desembarcar na estação de Hillerød, atravesse a rua e siga pela rua Vibekevej até o final. Vá por um caminho de pedestres à direita até uma curva suave à esquerda que chega na rua Hostrupsvej. Siga à direita por ela até avistar a Gallerierne à direita.

 

 

Entre por essa Galeria e saia do outro lado dela, na rua Slotsgade. Já nessa rua vire à direita até avistar uma praça, de onde se tem uma belíssima vista do castelo. Para chegar ao castelo é só voltar nessa mesma rua Slotsgade e seguí-la até o fim.

O trajeto a pé da estação de Hillerød até o entorno do castelo é de aproximadamente 10 a 15 minutos.

Obs.: Há restaurantes e cafés na rua Slotsgade. É importante estar bem alimentado antes de iniciar a visita ao castelo.

 

 

Vídeo da Viagem

  Confira abaixo o vídeo do passeio ao castelo Frederiksborg:

  Crônica da Viagem
  Confira a crônica da viagem ao castelo Frederiksborg aqui.
  Não deixem de ir a Hillerød conhecer o castelo Frederiksborg quando viajarem a Copenhague. Ele é realmente diferenciado e merece um dia de visita.
Panorama dos jardins e do castelo Frederiksborg.

 

Fotos: Tiago Morais (Instagram)

2 comentários em “Daytrip: Visita ao castelo Frederiksborg a partir de Copenhague

  1. Maravilhoso o castelo, os jardins, mto rico em detalhes. Muito legal mostrar o vídeo do casamento e as roupas dos noivos e damas.
    A cidade parece ser muito bonita e gostosa. Ótimas dicas para conhecer Hillerod e o rico castelo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>