Qualquer cidade turística que se preze, independente do seu tamanho ou localização, possui no mínimo uma tradicional feira de artesanato e na capital paranaense não é diferente. Seja para fugir da monotonia de ficar dentro de um quarto de hotel em Curitiba , para provar os sabores da culinária local ou até mesmo ir às compras, as feirinhas sempre fazem parte do roteiro das viagens.
Curitiba possui várias feirinhas de artesanato espalhadas por diversos pontos da cidade e algumas já se tornaram clássicas. Sem dúvida, elas são uma das melhores formas dos turistas entrarem em contato direto com a cultura e costume do povo paranaense. A Praça Osório, por exemplo, é um dos palcos para esse tipo de evento na capital; o local abriga feiras temáticas que giram em torno de datas comemorativas, como a Feira da Páscoa, até feiras que são feitas para comemorar a chegada de uma nova estação, como a Feira da Primavera ou a Feira de Outono e Inverno.
Quem tem disposição em acordar cedo no domingo para realizar um passeio já tem destino certo em Curitiba, a tradicional Feira do Largo da Ordem, chamada carinhosamente pelos curitibanos de “feirinha”. O Largo da Ordem é o coração do centro histórico, um lugar onde os tropeiros descansavam com seus cavalos quando vinham de viagens longas feitas pelo interior, durante o séc. XVIII.
Em suas redondezas, encontramos antigas construções que foram restauradas e dão ao Largo um toque de nostalgia e beleza. Em meados dos anos 70, os hippies começaram a frequentar o local e o utilizavam para vender seus artesanatos, mal sabiam eles que estavam dando origem a um dos eventos mais tradicionais da cidade.
Com o passar dos anos, a Feira foi invadindo as ruas laterais e chegou até o Largo São Francisco, tornando-se um dos cartões postais da cidade. Para quem gosta de artesanatos e antiguidades o local é um prato cheio, existe uma infinidade de barraquinhas, museus, sebos, antiquários, galerias de arte e comidinhas típicas; um excelente programa para os curitibanos, que marcam encontro na feirinha para colocar o papo em dia e, para os turistas, que tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da cidade.
Como podemos ver, Feiras de Artesanato é uma das melhores formas de se conhecer a cultura local e aproveitar para se divertir. Curitiba possui uma infinidade de feirinhas, faça suas visitas e escolha sua preferida.
Não viajem sem antes consultar o Fala Turista! Acesse:
www.falaturista.com.br
Até a próxima! ^^